terça-feira, 30 de novembro de 2010

Se e Talvez

A vida que eu escolhi ou a vida que me deram?

Uma palavra pequena, mas que muda todo o destino... Se.

Se eu tivesse viajado para o exterior aos 20 anos?

Se eu tivesse dito sim aos 22?

E se eu não tivesse aceitado aquela oportunidade de emprego?

Ou se eu tivesse aceitado aquela que me chamava pra tão longe da civilização?

Se eu tivesse me acomodado com o conforto do meu lar e o emprego garantido?

Se eu não tivesse bebido?

Eu não tivesse poucos e grandes amigos?

Eu não o tivesse conhecido?

Se tivesse existido um encontro?

Se eu não tivesse feito aquela viagem?

Se eu perdesse o controle de vez em quando?

E se eu escolhesse o caminho mais fácil?



Tantos “se” me remetem a outra palavra, que me traz o conflito da dúvida... talvez!

Talvez eu não tivesse voltado pro meu país;

Talvez eu perdesse o convívio da família e dos amigos;

Talvez eu já teria dois filhos;

Talvez eu estaria desempregada e não teria conhecido pessoas tão especiais;

Talvez eu estivesse fazendo caridade em uma vila esquecida;

Talvez eu estaria no mesmo lugar, com a mesma insatisfação;

Talvez eu não tivesse tido tantos bons e inesquecíveis momentos;

Talvez eu não teria aprendido tanto;

Talvez eu teria ficado;

Talvez eu não teria tido a coragem pra seguir meu coração;

Talvez eu estaria com planos para um futuro solitário;

Talvez eu teria dito o que calei;

Talvez eu estaria rica;

Talvez eu não teria feito tantas escolhas.



Mas... e se tudo tivesse saído exatamente como eu planejei?

Talvez eu não seria tão feliz!

2 comentários:

Bia disse...

Gostei, Rafa! :-)
bjos

Anônimo disse...

Amiga, achei teu blog por um link no face. A poesia em questão traduz tb minha eterna dúvida do "se". Eu acredito em universos paralelos e talvez em um outro universo onde fiz outras escolhas eu fui uma mulher mais feliz e em outros universos fui uma fracassada. Nesse universo q vivo, encaro as coisas com bom humor sejam elas perdas e ganhos e não me arrependo das escolhas feitas até aqui.bjos
Karine Priscila