quarta-feira, 3 de março de 2010

Nenhuma relação é em vão

Uma conversa com uma amiga hoje me fez pensar sobre relacionamentos. Ah, relacionamentos, como eles são difíceis. Lidar com pessoas talvez seja a missão mais difícil do ser humano. Somos todos diferentes, com características próprias e pensamentos únicos. E vivemos rodeados, 24h, por pessoas. Momentos bons, maravilhosos, inesquecíveis... ou momentos desastrosos e irreparáveis.

E quando o assunto é relação homem x mulher? Aí que tudo piora. Paixão fulminante, desejo louco e planos para o futuro. Mas, desilusões acontecem. Faz parte da vida. Quantas vezes não encontramos alguém que parece ser especial e pensamos: agora tudo vai ser diferente. Nos entregamos e deixamos a vida acontecer, seguimos caminhos desconhecidos sem medo, sem olhar para trás, apenas confiando que não estamos mais sozinhos e, agora, uma outra metade nos completa para a construção de uma felicidade plena.

Mas, antes que o caminho acabe, percebemos que existe um obstáculo no meio da estrada, troncos de árvores atrapalham a caminhada e nós dois não somos capazes de ultrapassar. Algumas vezes o tronco é até possível de carregar, ainda que com certa dificuldade, para a beira da pista. Outras vezes, pesado demais para sair do lugar.

Aí tudo fica nublado. A decisão é de seguimos separados, de volta pela mesma estrada, lá para o início, de onde começamos. Sentimentos confusos nos dizem apenas para desistir. “Chega de sofrer”, “Eu não nasci pra isso”, “Cansei, vou ficar sozinha”. Passa um, dois, três meses e a história se repete. Lá estamos nós de novo, retomando o caminho de um novo relacionamento, com o sorriso mais largo, confiança redobrada e esperança no futuro, como se nada tivesse acontecido.

Porém, desta vez sentimos que estamos mais preparados, afinal já conhecemos a estrada e os obstáculos; já sabemos da força que vamos precisar mais a frente e da sabedoria que deveremos ter para desviar dos possíveis entraves. Nesse momento, tudo fica claro. Olhar para o passado é sorrir de si mesmo, é descobrir que tudo que foi vivido até então nos transformou em uma fortaleza, um diamante lapidado e preparado para a nova relação que a vida nos apresenta. Desta vez poderemos ir mais longe, construir pontes ou fazer um novo caminho.

E é por isso que nenhum relacionamento deve deixar de ser vivido por medo da desilusão, já que tudo faz parte do que eu chamo de evolução sentimental. Relacionamentos, sejam eles de sucesso ou não, nos levam cada vez mais para o caminho que todos, um dia, querem trafegar: o caminho da felicidade no amor.

Um comentário:

Jane Sousa disse...

É isso mesmo amiga, as vezes achamos que não vamos conseguir de novo mas ai o tempo e a vida nos mostra tudo diferente e com a experiência e a maturidade que passamos tudo se torna cada vez melhor... Te amo.... Bjosss